quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fluxo vs Segurança

A questão é que, humanamente, ninguém quer se
ver preso, quer sim, que a coisa ocorra da forma
mais natural possível, mas nem sempre isso é
possível e nessa hora é que entram as garantias
pra que no caminho não se entrem pedras que
atrapalhem ou impossibilitem atravessá-lo.

Um problema grande acontece quando essas
garantias acabam gerando uma acomodação e
impedem que a pessoa se permita arriscar mais,
reconhecendo a hora de romper as correntes.

Para os amantes da liberdade, como eu, essas
garantias são um pé no saco, mas sendo bem
realista, eu estaria sendo desonesto pintando
uma situação em que a realidade não condiz
com o que vos falo.

Resumindo, existem momentos que ocorrem
trade-offs (conflitos de escolha) entre segurança
e fluidez. É preciso ter discernimento na escolha
da melhor forma de agir naquela situação
específica, mas recomendo sempre buscar o
máximo de fluxo possível.


PS: Baseado em um artigo sobre desenvolvimento de software

2 comentários:

  1. Eu acho interessante cruzar os conhecimentos das nossas áreas de estudos com as questões humanas! Também fiz isso no meu blog. Mas às vezes eu fico na dúvida sobre o que exatamente vc está falando.

    ResponderExcluir
  2. Se você não sabe, imagine eu, que sou um mero observador de mim mesmo!

    ResponderExcluir