sábado, 19 de março de 2011

O amor e a felicidade

O amor é como uma droga que nunca seca, um sentimento
que eclipsa toda a razão em nome de uma possibilidade
inexistente de felicidade. Como poderia existir se a própria
essência do amor, é irracional? Como uma fonte sem lógica
alguma poderia levar alguém a algum lugar? Levará sim,
somente à inevitável beira do sofrimento senão,
à profundamente dentro dele.

Como ser feliz com um aparato pragmático? Essa ideia é
ainda mais irreal e tola que a própria ilusão da irracionalidade.
Esse caminho lógico só levará à inevitável restrição e rigidez e,
como consequência, à mais sofrimento.

5 comentários:

  1. Você acha que a felicidade é impossível? Para mim, até então, ela tem sido feito de momentos bastante efêmeros mas acontece. Ou seria euforia?

    Eu teimo em discordar que o amor leva ao sofrimento. Embora aparentemente eu sofra de amor. Mas na verdade meus sofrimentos são outros... Sofro por solidão, sofro por não compreender as pessoas. Sofro porque estou aprendendo a viver muito lentamente...

    De igual modo não acredito que o pragmatismo seja uma solução. Pois ele restringe sua visão e dificulta a compreensão! E sim, acaba levando ao sofrimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. E aí, o que é amor? É do amor mesmo que você está falando ou como disse a Lari aí, o sofrimento tem outras causas? Não seria o sofrimento causado pela tentativa de encaixar tudo num sistema racional de pensamento? E outra, só existe aquilo que é racional ou racionalizável?

    ResponderExcluir
  3. Lari: Eu não acho que a felicidade seja impossível, eu tenho minha própria visão sobre o assunto que, apesar de parecer pessimista, é bem realista.

    Guedo: Engraçado, quando fui escrever amor, fiquei com a sua mesma dúvida, mas preferi escrever assim pois, apesar de tentar definir de forma diferente, nesse contexto eu não soube usar uma melhor expressão. Quanto a questão da Lari, não sei responder se o sofrimento tem outras causas, ou se as outras causas são geradas por ele. Te pergunto outra: Mesmo que você não tente empacotar num sistema racional, será que assim você não sofreria?

    ResponderExcluir
  4. Sofreria, mas por outras causas e não pela tentativa de empacotar num sistema de pensamento :)

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais Nietzcheniana
    ei, não se separa substntivo de verbo
    "Como poderia existir se a própria
    essência do amor, é irracional?"
    sou chata =x
    Acho que o problema está no conceito que temos de amor. O meu conceito de amor sempre foi algo irreal, absoluto e impossível.

    ResponderExcluir